domingo, 29 de agosto de 2010

Drags italianos se apresentam em SP



Grupo italiano de dança traz drags bailarinas em São Paulo Drags italianas e bailarinas se apresentam em São Paulo

Uma companhia italiana de dança, curiosamente formada por bailarinos drags, se apresenta hoje a domingo, 27 a 29, em São Paulo.A Lês Ballets Trockadero de Monte Carlo foi fundada em 1976 com a finalidade de mostrar uma versão do balé clássico em forma de paródia.

As drags, que vieram pela primeira vez ao Brasil em 2007 e passaram por mais de 30 países, já se apresentam no Rio de Janeiro neste ano. As peças apresentadas serão “ChopEniana” ou “Lês Syphides”, coreografia do francês Arthur Saint-Léon, e “As Bodas de Raymonda”.

O estilo da companhia é o mesmo desde a criação, cujo elenco é formado exclusivamente por homens. Ela foi tema de documentários dos programas “The South Bank Show”, na Inglaterra, e The Egg.

LES BALLETS TROCKADERO DE MONTE CARLO EM SP

Quando: 27, 28 e 29/8. Dias 27 e 28 às 21h e dia 29 às 18h

Onde: Teatro Bradesco (r. Turiassu, 2100, 3º piso, Pompéia). 

Tel.: 0/xx/11 4003-1212 (bilheteria)

Quanto: De R$ 50 a R$ 160. 

Vendas pelo site www.ingressorapido.com.br e pelos telefones 4002-0019 (Disque DellArte Nacional); 11 2063-5087 (Cia dos Ingressos) e 4003-1212 (Ingresso Rápido)

domingo, 22 de agosto de 2010

Justiça reconhece união homossexual

Duas mulheres tiveram a união reconhecida pela Justiça no Ceará. Segundo advogado do caso, decisão é pioneira

Para a funcionária pública R., 49 anos, as duas folhas de papel ofício assinadas pelo juiz de direito Geraldo Bizerra de Sousa no último dia 29 de junho equivalem a uma cerimônia de casamento, com direito a véu, grinalda e buquê de flores. Entretanto, o documento é mais que isso. Segundo o advogado Felipe Rinaldi do Nascimento, a sentença, cujo processo esteve a seu encargo, pode ser a primeira, no Ceará, a reconhecer, no âmbito da Justiça Comum, a união entre duas pessoas do mesmo sexo. No caso, R. e sua companheira, uma técnica em enfermagem 17 anos mais jovem.

Rinaldi explica que o reconhecimento de uniões homoafetivas já é uma realidade no direito brasileiro. O que torna a história de R. especial é o seu ineditismo. “O Judiciário no Brasil afora já vem se manifestando favoravelmente (à união). Na Justiça Comum, acho que somos o primeiro o caso (no Ceará)”. O advogado, que já atuou em processos semelhantes, aplaude o avanço. “A decisão abre um precedente para que outras pessoas busquem reconhecimento das suas uniões homoafetivas nas varas de família. É importante que elas tenham os seus direitos garantidos: alimentícios, sucessórios, previdenciários etc.” Na prática, R. pode, por exemplo, estender o benefício do plano de saúde a que tem direito à sua companheira. Em caso de separação, os bens das duas serão divididos igualmente. Retroativa, a medida vale para tudo que foi adquirido desde março de 2003, mês em que passaram a ter uma relação estável. R., porém, afasta qualquer ideia relacionada ao fim do idílio amoroso. Agora, elas querem celebrar a novidade.

E já começaram. O fim de tarde da terça-feira, 29, foi um rebuliço. Do outro lado do telefone, o advogado anunciava: R. podia comemorar. “Ainda bem que já estava sentada na cama”, brinca. “Foi como selar um sentimento, realizar um sonho.” Na mesma terça, as duas saíram pra jantar. “E aí, depois, depois, né?!”

E-MAIS

De acordo com o advogado Felipe Rinaldi do Nascimento, R. e sua companheira já haviam feito um contrato de parceria ou escritura pública, lavrado em cartório. Entretanto, quando R. tentou estender o benefício do plano de saúde à parceira, a empresa responsável exigiu que a união fosse comprovada judicialmente e não apenas por meio do documento apresentado.

Então, o advogado ingressou com processo na 8ª Vara de família. “O objetivo era reconhecer a união estável entre as duas”, disse Rinaldi.

A sentença que reconhece a união homoafetiva foi assinada, mas ainda precisa ser publicada. Segundo o advogado, a publicação não tem prazo definido.

Ainda de acordo com Rinaldi, a decisão do juiz foi baseada nos princípios constitucionais da dignidade humana e da igualdade e refletem um novo quadro jurídico no País. Hoje, “o juiz não pode deixar de apreciar alegando obscuridade jurídica”, informa. A sentença confirma a tese. Nela, lê-se que “mesmo inexistindo no direito positivo pátrio a previsão de reconhecimento de união entre pessoas do mesmo sexo, não pode o juiz eximir-se da apreciação de casos nesse sentido proposto”.

R. conheceu a parceira em 2001. Dois anos depois, tomaram a decisão de viver juntas. Ainda sem acreditar na decisão judicial, R. manda o recado: “Queria dizer para as pessoas que é muito bom ir atrás desse direito. Tem que acabar com esse tabu. O amor é mais importante."

Fonte: O Povo

domingo, 8 de agosto de 2010

Madrinha da 9ª Parada Gay da Bahia em 12 de setembro

Primeira dama Estadual - Fátima Mendonça

Pronto. Confirmado e fim do mistério sobre quem seria a Madrinha da 9 Parada do Orgulho de Gays, Lésbicas, Travestis da Bahia. A Primeira Dama Fátima Mendonça confirmou ao convite do Grupo Gay da Bahia para ser a Madrinha do evento de visibilidade massiva dos homossexuais da Bahia.

Uma ligação da própria Fátima ao Grupo Gay da Bahia na noite de sexta-feira confirmou ao convite feito pelo GGB. “Claro que aceito, vou subo no trio, faço abertura e desço o percurso em minha Fobica como faço todos os anos”, disse a Primeira Dama ao presidente Marcelo Cerqueira por telefone vibrando como sempre.

Alegre, comunicativa e “clarividente” Fátima Mendonça participa da Parada desde a primeira edição em 2002, antes mesmo de se tornar a Primeira Dama da Bahia, em sua Fobica, ostentando uma “montagem” de Frida, pintora de origem mexicana que é um dos ícones da Primeira Dama da Bahia. “É uma grande honra para nós, os gays adoram Fatinha e nós também temos grande admiração por ela, uma escolha certíssima”, disse Luiz Mott, fundador da entidade que se encontra em Joinvile onde também vai ser o Padrinho da Parada do Estado de Santa Catarina. “Fatinha é algo como Evita, consideramos inédito a participação de uma primeira Dama Estadual em evento do gênero no Brasil”, declarou Marcelo Cerqueira presidente do GGB, esperando que outras mulheres sigam o exemplo dado por ela em participar e aceitar ser Madrinha da Parada em seu Estado, contribuindo para diminuir o preconceito no Brasil..

A 9 Parada acontece no dia 12 de setembro em Salvador. A concentração do evento na Praça do Campo Grande acontece a partir das 11hs e a evolução às 15hs em direção a Praça Castro Alves, retornando ao Campo Grande. O Tema do evento é Homofobia, Fora Daqui! Uma Bahia sem homofobia, racismo e machismo é possível.

O tema da homofobia tem a finalidade de abrir um debate com a sociedade e os governos para o combate a essa epidemia considerada uma verdadeira praga do século XXI. De acordo com dados do GGB no Brasil foram assassinados 198 homossexuais em 2009, na Bahia 25 homicídios com gays, lésbicas e travestis.

Fonte: site GGB

ADÉ PRADO:

Companheiro/a Travesti, Transexual, Lésbica, Gay ou Bissexual - TLGB operador/a da Segurança Pública no Brasil.

A Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp , em parceria com a Associação Brasileira de Travestis, Transexuais, Lésbicas, Gays e Bissexuais – ABGLR realizará o II Seminário Nacional de Segurança Pública para LGBT, de 07 a 11 de novembro de 2011 no Rio de janeiro. E dentro do seminário, será realizado o I Encontro Nacional de operadores da Segurança Pública TLGB.
Se você está na ativa em qualquer órgão da Segurança pública do Brasil e é Travesti, Transexual, Lésbica, Gay ou Bissexual assumido e tem interesse em participar do evento com bolsa completa: Passagem aérea, alimentação e hospedagem, preencha a ficha de Pre-inscrição para o processo que irá selecionar 1 operador de segurança pública TLGB de cada um dos 27 estados e Distrito Federal do Brasil para o I Encontro.

Leve-se em conta que este é um primeiro, processo, e que o preenchimento da ficha não significa que você será automaticamente aprovado. E que caso seja aprovado, seu chefe superior será comunicado pela Senasp para ser liberado do trabalho para participar do evento.

As inscrições se encerram em 05 de agosto.

Interessados solicitar ficha de inscrição através do e-mail:aderesistencia@yahoo.com.br

Bjs na alma