quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Famílias se divertem com a Parada Gay no Centro de Salvador




Por Redação do A Tarde 26.10.2009 - 05h54



As cores vibrantes das transformistas e das fantasias chamavam a atenção de um pequenino de três anos. Era tanta gente colorida, que ele não sabia em quem se focar. A avó do garoto, a empregada doméstica Helenita Pinheiro, 49, tinha a mesma reação, embora observasse com mais timidez a movimentação. Era a primeira vez que ia à Parada Gay da Bahia, evento realizado neste domingo à tarde, no tradicional circuito carnavelesco entre as praças do Campo Grande e Castro Alves. “Minha filha quem me trouxe”, conta dona Helenita. “Ela disse que era bom, e é mesmo.” A filha, Taiane Pinheiro, 22, endossa: “Há três anos que eu venho, porque é muito divertido.”

Em meio ao publico estimado em 800 mil pessoas, que seguia os 10 trios elétricos ou se deixava ficar pelos bairros do Campo Grande, Garcia ou Dois de Julho, não era difícil encontrar quem, como dona Helenita, houvesse ido com a família. No caso da família Silva, foi a aposentada Maria, 72, quem pediu à irmã Lúcia, 50, para levá-la. Em outro canto, entre filhos e netos, dona Jacira Santos, 52, pulava ao som da batida eletrônica dos trios elétricos e achava tudo “ma-ra-vi-lho-so”. “Os gays estão de parabéns!”

Em sua oitava edição, a Parada deste ano também serviu para comemorar os 30 anos do Grupo Gay da Bahia (GGB), ong que defende os direitos dos homossexuais. De penacho colorido na cabeça, Luís Mott, fundador do GGB, disse sentir-se muito bem por ser lembrado com alegria e consideração pelo público GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais). “Mas o que me deixa triste é saber que, só neste ano, já houve 18 mortes por homofobia aqui na Bahia”, lembra.

Fora do armário - “Ainda está no armário? Ótimo, assim fica mais fácil escolher com que roupa você vai.” Com este mote de divulgação para a parada, o GGB buscou incentivar os gays a assumirem sua orientação sexual publicamente. O preconceito é o primeiro empecilho, sobretudo para os mais jovens que ainda dependem dos pais.

Na família de Victor, 23, só a mãe sabe. “Meu pai diz que, se tiver um filho gay, bota para fora de casa.” Já na casa de Alane Tavares, 18, aconteceu de o seu irmão contar para a mãe e ela se ver obrigada a assumir sem estar preparada para fazê-lo. “Foi muito duro. Por quase um ano, minha mãe não falava direito comigo, nem fazia nada por mim. Não tinha apego, sabe?”

Jeferson S., 30, conta por sua vez que se assumiu há sete anos, mas nem o tempo tornou as coisas mais amenas dentro de casa. “Embora meus pais saibam, ninguém toca no assunto. Não posso levar namorado para casa”.

Personalidades - Nos trios, não faltaram atrações de peso para animar o público. O DJ Bill Hallquist, de Miami, foi contratado pela Boate Off Club. E teve também o vereador Leo Kret, que partiu com o primeiro trio, jogando beijos e acenos para o povo. Leo Kret disse estar ali comemorando também a aprovação, pela Câmera, do seu projeto de criminalização da agressão verbal ou moral contra os homossexuais. “Eu venho todos os anos, e já recebi diversas homenagens, mas agora a minha participação está ligada principalmente ao peso de minha luta política”, disse.(Salvador, 26/10/09) reprodução maeria original do jornal A Tarde da Bahia.


quinta-feira, 22 de outubro de 2009

VIII Parada Gay da Bahia - Você vai?



A VIII Parada Gay da Bahia foi adiada para 25/10, último domingo de outubro, a partir das 11hs no Campo Grande. O motivo da mudança não ficou muito claro para muitos mas dizem que a verba que deveria ser disponibilizada pela Bahiatursa, Secretaria de Cultura e Prefeitura de Salvador só foi liberada agora.

O movimento que hoje é conhecido pela sigla LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transgênicos – e que já foi GLS – gays, lésbicas e simpatizantes – é composto por diversos eventos, promovendo e mostrando o trabalho de seus colaboradores e organizadores ativistas, sempre em busca dos direitos de sua comunidade, direitos estes negados ou desrespeitados por algumas parcelas da sociedade.





É esperado cerca de 800 mil participantes na VIII Parada Gay, já que no ano passados foram contabilizados cerca de 600 mil pessoas. Hoje a cidade de Salvador esta ocupando o terceiro lugar nas paradas brasileiras, São Paulo com 3 milhões de participante e Rio de Janeiro com um milhão.

Para este ano esperamos a participação de 10 trios elétricos e um palco no Campo Grande para exibição de shows de bandas e transformistas antes e no final da parada. O policiamento ficara por conta de agentes da PM e da Guarda Municipal.




O surgimento do que conhecemos hoje como paradas gays e a formação de comunidades e grupos ativistas que acontecem em todo o mundo, se dão graças ao famoso episódio de Stonewall, um bar localizado na Greenwich Village (NY). Era um dos principais bares da década de 60 que servia de ponto de encontro entre gays e lésbicas, cujos freqüentadores cansados de abusos e repreensões de autoridades locais, rebelaram-se no dia 28 de junho de 1989.

Confronto que se arrastou por mais três dias acarretando no surgimento dos primeiros grupos ativistas e ongs voltados à comunidade gay, e no ano seguinte aconteceu a primeira parada gay do mundo, também em nova York no dia 28 de junho de 1970, dia este que passou a ser considerado o dia internacional do orgulho gay.

Todos os anos uma celebridade é escolhida para ser a madrinha ou padrinho da parada, que já contou com a presença de Ivete Sangalo, Mariene de Castro, Edson Cordeiro, Jerônimo, Preta Gil, Simone Sampaio e a Reitora da UNEB Profa. Ivete Sacramento. Como se trata de uma parada muito especial, em comemoração dos 30 anos de fundação do Grupo Gay da Bahia, o GGB fez um convite coletivo a 12 artistas baianos, todos eles simpatizantes à causa gay, para estarem presentes no alto do primeiro trio nesta parada histórica: Daniela Mercury, Claudia Leite, Margareth Menezes, Netinho, Carlinhos Brown, Xandy, Picirico , Sarajane, Gal Costa, Betania, Caetano e Gilberto Gil. “Seria ótimo que todos aceitassem o convite, pois os homossexuais são fãs de carteirinha destes artistas.




Além dos artistas, o GGB também fez o convite formal ao Governador da Bahia e à primeira dama, ao Prefeito de Salvador, aos Presidentes da Assembléia e da Câmara Municipal, insistindo na importância de sua presença como exemplo de solidariedade aos homossexuais – considerando que nos últimos dois anos a Bahia foi o estado onde mais homossexuais foram assassinados – 24 homicídios em 2008 e 17 mortes até agosto de 2009. “Bahia não rima com homofobia.

Vale salientar que a parada gay da Bahia dara inicio as comemorações dos 30 anos GGB que prosseguirão até o Carnaval, com a apoteose no 13º Desfile de Fantasia Gay, incluindo lançamento de um livro sobre os principais destaques da história do Grupo Gay da Bahia e um site com reprodução de todos os cartazes, postais e folders produzidos pelo grupo na luta contra a homofobia e a Aids.

Faltando poucos dias para a maior movimentação popular gay do mundo, é natural começar a pensar, o que vestir?

Fonte:

GGB - www.ggb.org.br/ - www.fashionbubbles.com/

Diga-nos Você vai?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

NOVO POINT GLS EM SÃO CAETANO



São Caetano esta com um Novo Point GLS. Pronto e cheio de atrações locais e o que o faz diferente, novas caras no palco do Bar e Restaurante GS (Gerson e Suely)

Foi a Sra. Suely, que em 2001 abriu seu primeiro Bar, em 2006 casou-se com Sr. Gerson e assim deu-se início a família GS. O bar e Restaurante GS tinha seu funcionamento limitado há serestas nas sextas e no domingo som ao vivo, a espaço também era e continua sendo alugado para eventos como; aniversario, confraternização de empresas... ...além de promover feijoadas, festas de rock e reggae, etc. Para nos esta mas do que claro que se trata de um único ambiente no qual podemos dispor de todos os gêneros de festas, agradando um uma grande parte dos moradores de São Caetano e adjacências.

Mais a Sra. Suely com sua visão empresarial, havia notado que faltava em seu bar a alegria de um grupo... ...foi então que resolveram convidar um diretor artístico do bairro que também era cliente do Bar, com a seguinte proposta - organizar uma festa GLS.

Com o amadurecimento da idéia surgiu à possibilidade de se dar um nome as noites do evento – Balacubaco – e ficou assim, o diretor artístico foi contratado pelo Bar GS para organizar e apresentar atrações e shows de transformistas nas noites de sexta e domingo.

Com o afastamento deste diretor e o cancelamento dos show por parte do mesmo, Sra. Suely se viu com uma tremendo batata quente na mão, pois todos os contatos eram feitos pelo antigo contratado e a Sra. Suely nunca precisou se preocupar com estas questões de shows.

Neste meio tempo o Bar GS contou com a colaboração de duas estrelas, uma Andreza Lamarck, artista transformista que sempre estava presente no palco do Bar GS e tem um nome de peso no meio gls e Morgana que apesar de não ser uma artista de palcos sempre esteve envolvida em movimentos GLS e já esta sendo conhecida no meio. Estas deram continuidade a antiga agenda.

Mas foi no ultimo fim de semana, dias 02 e 04 de outubro que o Bar GS – Novo Point GLS de São Caetano – abriu as portas para mostra ao seu publico sua nova cara, novo apresentador, novo produtos e novos espetáculos. Localizado em São Caetano, Av. Nestor Duarte nº 194 – 1º andar – (entrada da Faz. Grande)

Com um pequeno investimento, a casa pretende ir alem, mais difícil que atrair o publicar e manter o cliente, para tal foram feitas pequenas e simples mudanças que já trousse novos clientes , para tal como tinha dito anteriormente, houve um investimento em uma nova aparelhagem de som em uma nova decoração e em uma iluminação a altura de todos as artistas que se apresentarem naquele palco.

Os artistas além de um reconhecimento financeiro melhor, ganharam um camarim com uma melhor estrutura para se prepararem para o show, ganharam um mural onde são expostas as fotos de sua noite e agora eles podem acompanhar tudo que esta acontecendo no Bar e a sua Agenda de shows no Orkut do bar GS. Houve a também uma preocupação com a organização dos shows e os convidados, para tal foi contratado por Sra. Suely – Andreza Lamarck, que fica responsável por apresentar os espetáculos e Morgana Vergne que ficou encarregada pela pauta dos show e pela decoração do Bar.

A grande atração deste fim de semana, foi sem duvida o publico que pode assistir um belíssimo show de transformista com Xoelma Lins e Andreza Lamarck, Dica Rios, Michely Lorem e pode contar também com uma Feijoada ao som do grupo Noite Serena – Partido Alto, que será realizado aos Domingos.

Os fãs e curiosas podem acompanha tudo que esta acontecendo no Novo point GLS de São Caetano – Bar GS – pelo Orkut oficial do bar ou pelo Blog do São Caetano Na Mira e agora também pelo “CLICK NA IMAGEM”.

A Equipe Na Mira agradece ao casal Sra. Suely e Sr. Gerson, a Morgana e a Andreza pela colaboração com nosso Blog em dispensar o precioso tempo para nos ceder esta matéria, esperamos sucesso sempre e que este ciclo seja bastante proveitoso para todos.



São Caetano Na Mira